Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

10
Dec

Por que LCI e LCA são excelentes alternativas de investimentos?

Por que LCI e LCA são excelentes alternativas de investimentos?

Você conhece LCI e LCA?

Não conhece? Pois então explicarei esses produtos resumidamente que podem ser uma alternativa de investimento em sua carteira.

Quando enfrentamos um cenário de taxa de juros alta, os ativos de renda fixa acabam se tornando mais atrativos, mas muitos não conhecem produtos diferentes e que possam ter níveis de risco semelhantes a um CDB por exemplo.

Neste caso apresento-lhes a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).

Como funcionam essas letras?

A LCI e LCA são títulos de renda fixa emitidos por Bancos, iguais ao CDB, porém os recursos captados através destes papéis têm o objetivo de financiar o setor imobiliário (LCI) e Agronegócio (LCA).

As operações são garantidas pela CETIP, o que confere maior transparência ao processo e os títulos ficam registrados em nome do cliente (CPF/CNPJ).

 

Quais os benefícios para investir em LCI e LCA?

  • Rendimentos atrativos e geralmente superiores à poupança, CDB ou Fundo DI
  • Taxa bruta equivalente geralmente depende do volume de recursos e do prazo das aplicações.
  • Rentabilidades podem ser pré e pós-fixadas, embora o mais comum seja a pós-fixada, onde a taxa de juro é apresentada por um percentual do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários)
  • Isento de IR e de IOF para pessoa física
  • Garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até R$ 250 Mil

 

Quais são os prazos dessas letras? E como posso resgatar?

Os títulos são resgatados somente em seu vencimento e os prazos variam de 60 a 720 dias. Geralmente quanto maior for o tempo para resgate do capital, maior pode ser a taxa ofertada.

 

Quais são os riscos dessa operação?

Os riscos estão relacionados com capacidade de pagamento do Banco Emissor, porém estes títulos possuem a garantia do FCG (fundo garantidor de crédito) até o limite de R$ 250.000,00 por CPF em cada Instituição Financeira.

Esses títulos de Renda Fixa podem apresentar uma excelente alternativa de diversificação de seu portfólio de investimentos, permitindo uma rentabilidade maior que alternativas mais tradicionais (como poupança e CDB).

O benefício de ter ao seu lado uma empresa especializada em investimentos financeiros é poder aplicar seu capital em diversos produtos de diferentes instituições em um único lugar. Por isso, não deixe de procurar ajuda para melhorar os seus rendimentos. 

Ver todos os artigos