Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

23
Jul

Perfil Up4: Aline Fogaça

Perfil Up4: Aline Fogaça

Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre a assessora de investimentos Aline Fogaça, que migrou do mundo dos bancos para a assessoria de investimentos com foco em desmistificar a diversificação de investimentos fora do setor bancário. Vem conferir!

O mercado brasileiro vem derrubando as barreiras para o mundo dos investimentos há alguns anos, mas ainda existe uma longa jornada até que o investidor entenda as reais possibilidades dessa abertura. Tanto é que, no Brasil, apenas 5% dos investidores fazem negócios com o apoio de um assessor de investimentos, número infinitamente menor que nos Estados Unidos, onde o índice é de 90%.

É justamente para transformar essa visão que a Aline Fogaça decidiu migrar da experiência no setor bancário para o universo da assessoria de investimentos, buscando incentivar o cliente a conhecer melhor o mercado financeiro e suas possibilidades. Os detalhes ela conta na entrevista exclusiva que fizemos com ela e você confere a seguir!

 

Qual a sua formação e experiência?

Aline: Sou formada em Direito pela Universidade de Sorocaba, tenho MBA em Economia e Negócios pela UFSCAR e sou credenciada junto à CVM como Agente Autônomo de Investimentos. Além disso, possuo as certificações do CPA-20, Ancord e PQO (Programa de Qualificação Operacional). Atuo no Mercado Financeiro desde 2002 e já trabalhei nos Bancos HSBC, Itaú Personnalité e Safra, atendendo clientes de alta renda com foco principal em assessoria de investimentos.

 

O que te levou a trabalhar como assessora de investimentos?  

Aline: O que me fez trocar a função de gerente em banco por assessora de investimentos foi a metodologia da XP, que vai muito além de sugerir investimentos adequados ao perfil do investidor e sim de incentivar o cliente a conhecer melhor o mercado financeiro para que o mesmo tome sua decisão de forma tranquila e confiante.

 

Durante muitos anos você trabalhou no mercado financeiro através das Instituições Bancárias. Qual a principal diferença entre o trabalho de um Gerente de Banco x Assessor de Investimentos? 

Aline: O gerente atua na gestão da conta corrente do cliente como um todo, não tendo como exclusivo foco tratar de produtos de investimentos e fazendo apenas indicações de produtos do Banco. Já o Assessor de Investimentos tem a função exclusiva de ajudar a identificar no Mercado Financeiro os produtos que mais se adaptam ao perfil e objetivos de cada cliente. A XP possui mais de 400 Fundos de investimentos e Produtos Financeiros, trazendo, com isso, mais imparcialidade nas sugestões de investimentos.

 

Nos EUA 90% das aplicações são realizadas por intermédio de um Assessor de Investimentos, enquanto no Brasil somente 5%. Como os clientes tem reagido a sua nova função?  

Aline: Estes números refletem a falta de conhecimento do investidor brasileiro sobre a função de um Assessor de Investimentos, assim diante desta realidade há um pouco de insegurança do investidor de se entregar a esse novo modelo de gestão. Meu trabalho está focado em desmistificar o Mercado Financeiro e mostrar que o cliente pode e deve diversificar seus investimentos fora do setor bancário.

 

Quais os principais cuidados que um investidor deve ter ao montar uma carteira de investimentos? 

Aline: O investidor deve se atentar ao risco, prazo e liquidez. Assim, deve montar uma carteira bem diversificada para pulverização de riscos, dividindo seu recurso em curto, médio e longo prazo. 

 

Entre em contato!

Para falar com a Aline, acesse nossa área de contato.

Ver todos os artigos