Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

14
Aug

O que você deve saber antes de investir?

O que você deve saber antes de investir?

Você já deve saber que dinheiro parado não rende, muito pelo contrário, perde valor ao longo do tempo, sendo assim muitas pessoas acabam deixando seus recursos somente na poupança por achar que o mundo das finanças é complicado demais, pois não entendem os jargões usados pelos economistas.

Mas acreditem, os investimentos são acessíveis à todos, basta ter um pouquinho de paciência na hora de investir e buscar respostas para as questões abaixo:

   1. Qual é seu perfil de investidor?

Você deve buscar entender se seu perfil é mais conservador, moderado ou arrojado, pois quando falamos em investimentos não existem milagres, se você busca maiores rendimentos, tem que estar disposto a correr maiores riscos.

Pergunte a si mesmo, qual é o nível máximo de perda que você aceita correr.

   2. Quais são os riscos envolvidos no investimento?

Este tópico é muito importante, pois se você é um investidor conservador, deve fugir de investimentos que apresentem volatilidade ou risco de crédito (possibilidade da instituição ou empresa não honrar com suas obrigações financeiras), isso inclui ações, fundos multimercados, alguns títulos de renda fixa, entre outros.

Entenda se o cenário econômico está favorável para o investimento escolhido, por exemplo, você resolve investir em algum produto que acompanha a variação da nossa taxa de juros (SELIC), mas o governo está dando sinais que irá cortar os juros para estimular o crescimento da economia, logo este produto não apresentará os rendimentos desejados.

   3. Qual é a liquidez do produto?

Significa o prazo que você terá o dinheiro disponível novamente, alguns investimentos exigem um tempo mínimo de carência.

Se eventualmente você poderá utilizar o dinheiro durante o período de aplicação, dê preferência aos investimentos que possuem liquidez diária.

   4. Qual é o custo do investimento?

Entenda quanto você pagará para investir num determinado produto financeiro, pois um menor custo significa uma maior rentabilidade.

Muitas instituições oferecem produtos similares, com custos bem diferentes, nesta hora você não deve hesitar, escolha o menor custo.

   5. Quem vai te ajudar na escolha de seus investimentos?

Este assunto requer muita atenção de sua parte, pois muitas vezes seus interesses não se encaixam nas metas de quem vende os produtos financeiros e você precisa estar atento para fugir de uma possível situação de conflito de interesses.

Busque apoio de profissionais que entendam do assunto e que possam te auxiliar sobre a melhor forma de lidar com seus investimentos, estabeleça entre vocês uma relação próxima e de confiança.

Até breve e bons negócios!

Ver todos os artigos