Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

25
Feb

O que esperar da bolsa de valores em 2021?

O que esperar da bolsa de valores em 2021?

O mercado financeiro sofreu grandes impactos em 2020. O principal motivo foi a pandemia do novo coronavírus, que afetou economias de todo o mundo. Passado esse período, no entanto, a bolsa em 2021 tem expectativas e oportunidades diferentes para os investidores.

Conhecer as projeções para o ano é muito importante para quem deseja estar pronto para aproveitar boas possibilidades em ações e outros ativos. Que tal conhecer análises de profissionais? Esse pode ser um passo relevante para que você tome boas decisões na renda variável.

Para começar a se preparar para o cenário, veja o que o mercado financeiro espera quanto ao desempenho da bolsa de valores em 2021!

Quais são as expectativas para a economia em 2021?

Nos últimos anos, a economia brasileira já vinha se recuperando dos efeitos da crise econômica que atingiu seu ápice em 2015. Em 2019, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,1%, consolidando uma sequência recente de alta.

Contudo, o ano de 2020 foi bastante desafiador, com a consequente queda da economia global. A expectativa agora é que a economia brasileira retome o crescimento.

Com o avanço da vacinação e das reformas no Brasil, além da expectativa sobre novos incentivos para o mercado, a corretora XP Investimentos projeta um PIB em 2021 de 3,4%.

Já a taxa Selic, que atingiu seu menor valor em 2020, com os 2% anuais, poderá aumentar. A projeção da equipe da XP é que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumente a taxa de juros para 3,5% até o final do ano de 2021.

Quanto à inflação no Brasil, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 3,5% anuais, contra 4,5% de 2020. Ainda assim, a previsão é que a bolsa permanecerá interessante, especialmente pelo potencial de rentabilidade.

Assim, a expectativa é que a economia alcance um cenário mais positivo e relativamente mais estável. Na prática, esse movimento poderá favorecer as empresas e gerar impactos na bolsa brasileira.

O que se espera da bolsa em 2021?

As projeções para a economia brasileira dão indícios do que esperar, mas também é importante explorar as avaliações específicas para a bolsa de valores em 2021. Afinal, quais são as expectativas para o mercado financeiro neste ano?

Para Fernando Ferreira, que atua como estrategista chefe da XP Investimentos, o sentimento geral do mercado para a bolsa em 2021 é positivo. Inicialmente, isso se deve ao fato de o cenário em 2020 ter sido complicado, o que significa que há um potencial de crescimento.

O desenvolvimento dos lucros das empresas promete se estender até 2022, o que aponta para uma recuperação robusta do mercado.

Saiba mais!

Mercados emergentes

Para o analista Alberto Bernal, também existe a expectativa de crescimento da bolsa brasileira pelo ganho de força dos mercados emergentes.

Diante da rotação de ativos, um conceito que ganhou projeção nos últimos meses, espera-se que mais investidores migrem o dinheiro de setores menos afetados para os mais afetados.

Além disso, a expectativa é que mais estrangeiros busquem oportunidades acima da média, encontrando-as em mercados emergentes e em recuperação.

Para o Brasil, a possibilidade é especialmente positiva devido à expectativa de aumento de venda de commodities para a China. Isso poderá ajudar a pressionar o dólar para baixo.

Setores em destaque

Alguns setores na bolsa em 2021 poderão ter desempenho ainda melhor. Segundo o analista Gabriel Francisco, o desempenho do setor de energia, petróleo e gás poderá se destacar. A projeção se deve tanto pelo impacto das commodities quanto pelo avanço das questões de sustentabilidade.

A equipe da XP também destaca o setor de mineração, siderurgia, papel e celulose. Além de a retomada poder incentivar o setor automotivo, há a demanda crescente por aço por parte da China, que vem se recuperando aceleradamente.

Ainda, o aumento de demanda no mercado de embalagens também merece destaque, o que pressiona positivamente o segmento de papel e celulose.

O setor bancário, na visão dos analistas da corretora, poderá ter bons resultados devido ao provisionamento realizado em 2020, por causa do risco de inadimplência. Além disso, espera-se uma expansão na oferta de crédito, com taxas mais atraentes e maior potencial de lucros.

Para o varejo, a analista Danniela Eiger projeta um crescimento para as operações físicas, mediante o retorno das atividades. Embora o e-commerce e os supermercados possam perder um pouco de força em comparação a 2020, Eiger acredita haver demanda reprimida para determinados estabelecimentos.

Projeção do Ibovespa

Considerando todas essas características, a projeção da XP Investimentos é que o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, atinja 130 mil pontos ao final de 2021. Em relação ao patamar de 2020, o resultado representaria uma valorização de 14%.

A expectativa geral também envolve uma redução na volatilidade do mercado financeiro, o que pode favorecer a consolidação do desempenho.

Como aproveitar as oportunidades na bolsa em 2021?

Para explorar as possibilidades na bolsa em 2021 e ao longo dos próximos anos, é preciso estar preparado. Nesse sentido, tudo começa com um bom planejamento financeiro, o qual deve contemplar a destinação de recursos para realizar investimentos com frequência.

Para fazer o patrimônio crescer e se consolidar, os aportes devem ser frequentes. Então convém adaptar a estratégia às condições do mercado, buscando as oportunidades em cada cenário.

A partir da organização no orçamento, é recomendado montar uma reserva de oportunidade. Enquanto a reserva de emergência serve para cobrir os gastos imprevistos, a reserva de oportunidade é usada para aproveitar chances que apareçam no mercado financeiro.

Como a ideia é investir na bolsa de valores, também vale a pena conhecer seu perfil de investidor e seus objetivos. Afinal, a bolsa tem riscos que, apesar de poderem ser diluídos no longo prazo, devem estar alinhados com sua tolerância às oscilações e com suas expectativas.

Além de tudo, é interessante ter o apoio de uma boa assessoria de investimento e de relatórios de analistas. O fato de poder tirar dúvidas e contar com informações de profissionais qualificados e experientes facilita a escolha entre os investimentos.

Como vimos, a bolsa em 2021 poderá passar por um período de recuperação e valorização dos seus ativos, considerando que as expectativas do mercado se concretizem. Com um bom planejamento e com recursos disponíveis, você poderá aproveitar as oportunidades que surgirem!

Já que o apoio de uma assessoria também pode ser benéfico para o sucesso dos seus investimentos, entre em contato conosco da Up4 Invest e fale com um de nossos assessores!

Ver todos os artigos