Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

24
Oct

Investindo em ações

Investindo em ações

Se você deseja aumentar seus ganhos, uma boa alternativa é aprender como investir em ações para diversificar sua carteira. Espia o post de hoje e confira nossas dicas!

No contexto atual econômico, inclusive, a bolsa de valores está entre os melhores ativos para investir no Brasil.

Os juros mais baixos por mais tempo (a taxa básica de juros, a Selic, está em 5% ao ano) e uma agenda doméstica favorável (Reforma da Previdência aprovada no Senado e discussão robusta sobre a Reforma Tributária) são os principais motivos para essa visão positiva da bolsa.

Mas, mesmo com este cenário positivo, poucas pessoas ainda investem em ações porque acreditam ser um tipo de investimento arriscado.

Nos últimos dois anos, no entanto, uma bolsa de valores brasileira teve resultados notáveis e deve ser considerada uma alternativa para quem deseja investir pensando em longo prazo.

Por isso, preparamos este texto com as principais informações que você precisa saber para investir em ações sem medo e de forma prática e segura.

 

O que são ações?

As ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Dessa maneira, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio do negócio, inclusive participando dos lucros e prejuízos, como qualquer empresário.

É importante entender que, ao comprar ações, não há garantias de rentabilidade. Justamente por isso, muitas pessoas veem as ações como um investimento de risco, e não como oportunidades.

 

Tipos de ações

Existem dois tipos básicos de ações:

  •  Ações preferenciais (PN): São as que dão preferência aos acionistas no pagamento de dividendos e também em caso de liquidação da empresa. Isso significa que, em caso de falência, os donos delas têm mais chance de recuperar seu investimento do que aqueles que possuem as ações ordinárias. Na bolsa, são identificadas com o final 4.
  •  Ações ordinárias (ON): São as que dão direito ao voto em assembleia para quem é acionista. Quanto maior a quantidade, maior o peso do voto. É possível identificar uma ação como ordinária quando seu nome termina com 3.

Além desses tipos, as empresas podem emitir outras classes de ações como PNA, PNB, PNC, que se diferenciam em relação às outras classes de ações de acordo com critérios de distribuição de dividendos, restrição quanto à posse de ações, etc.
Além disso, também é possível encontrar as Units, que são “pacotes” com PNs e ONs em uma proporção específica, sendo identificadas com o final 11.

 

Horário da bolsa de valores

Quer investir na bolsa? Então fique de olho no horário de abertura e fechamento de mercado para saber quando poderá fazer o investimento.

  • 09h45 às 10h — pré-abertura do mercado, quando ocorre uma espécie de leilão que define o preço de abertura das ações
  • 10h às 17h — negociação, quando acontecem as negociações e transações
  • 16h55 às 17h — call de fechamento e leilão de algumas ações para determinar o preço de fechamento
  • 17h30 às 18h — after market (é uma prorrogação)

 

O que impulsiona o valor das ações?

O cenário de juros baixos no Brasil estimula quatro fatores que impulsionam o valor da ações. São eles:

  • Maiores lucros de empresas na bolsa: um cenário de retomada de atividade econômica significa que os lucros das empresas podem superar as expectativas de analistas, seguindo o efeito da alavancagem operacional e de menores despesas financeiras. O consenso de mercado estima uma expansão de 9% em 2020.
  • Espaço para menores taxas de juros: em um cenário de maior visibilidade do ponto de vista fiscal, também haverá espaço para a taxa de juros ficar menor por mais tempo. Isso devido ao cenário atual de inflação baixa, desemprego elevado e capacidade ociosa. Para alguns especialistas, a taxa Selic deve ficar em torno de 4,5% ao ano no final de 2019.
  • Menor custo de capital : a evolução das reformas deve aumentar o apetite a risco de investidores na bolsa. Por exemplo: uma redução de 1% no custo de capital das empresas leva a um aumento de, em média, 12,5% no preço das ações.
  • Maior alocação: em um cenário econômico mais otimista, o apetite a risco tende a aumentar, e com isso a alocação em bolsa pode crescer. Seja via entrada de capital estrangeiro ou via maior alocação dos fundos em bolsa. Os fundos hoje estão alocados 7% em bolsa, ante uma média histórica de 8,5% e um pico de 14%.

Por conta desses fatores, a equipe de analistas da XP Investimentos, que tem Karel Luketic como analista-chefe, projeta que o Ibovespa (índice da Bolsa de Valores brasileira) pode ir dos atuais 100 mil pontos aos 125 mil pontos até o final de 2019.
Para o final de 2020, a expectativa é de até 140 mil pontos.

Ou seja, quem entrar na bolsa agora ainda poderá pegar carona no forte movimento de valorização dos ativos brasileiros.

 

Como ganhar dinheiro ao investir em ações

Para ganhar dinheiro, é preciso comprar a ação antes que outros investidores queiram comprá-la (esperando a sua valorização), e vendê-la antes que outros investidores resolvem vendê-la.

Por isso, é fundamental entender um pouco sobre o mercado financeiro para evitar cair em armadilhas.

Além disso, você também conta com uma assessoria de investimentos qualificada . Com os assessores da Up4 Invest, o foco será o seu perfil de investimentos e seus objetivos de vida.

Por isso, se você é um investidor conservador, poderá ter uma exposição bem pequena ao risco no mercado de renda variável.

É possível então investir em empresas com perspectiva de crescimento no curto prazo para ganhos mais rápidos. Já quem está de olho no longo prazo, deve optar por escolher empresas com bons fundamentos e que vão ter uma valorização contínua.

 

Primeiros passos para investir 

1) Planejamento financeiro: Lembre-se que estamos falando de um investimento de risco. Não é recomendável que se aplique todo o dinheiro em ações. Assim, o ideal é diversificar os investimentos e aplicar somente uma pequena parte na bolsa, sempre considerando o seu perfil de investidor na hora de escolher este percentual.

2) Abra a conta em corretora: O próximo passo é abrir uma conta em uma plataforma de investimentos para comprar suas ações. Na XP , isso pode ser feito sem custos e 100% online (veja o passo a passo) .

3) Escolha as ações: Para ter um rendimento adequado, é preciso escolher as ações certas para o seu perfil . A XP oferece uma série de ferramentas para seus clientes que auxiliam na melhor escolha, como relatórios e carteiras recomendadas criadas pelo time de analistas.

 

Quer saber mais?

Preparamos um e-book exclusivo com muito mais informações para te ajudar:

https://materiais.up4invest.com.br/acoes
 

Ver todos os artigos