Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

11
May

Investimentos na crise: saiba como reconhecer as melhores oportunidades!

Investimentos na crise: saiba como reconhecer as melhores oportunidades!

Os períodos de dificuldade econômica geram diversas preocupações entre os investidores. No entanto, mesmo em cenários desfavoráveis, é possível encontrar oportunidades. Você sabe como fazer bons investimentos na crise?

Ainda que a economia não esteja favorável, existem mercados que podem aproveitar o momento para crescer. Além disso, considerando que as crises são cíclicas, depois das dificuldades é comum passar por momentos positivos. Assim, podem surgir situações favoráveis para investir. 

Se você quer aprender como fazer isso, continue lendo este post. Nele, será possível aprender as principais dicas para reconhecer as oportunidades de investimento na crise!

Siga o seu planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental durante as crises, principalmente quando elas afetam diretamente o seu orçamento. Portanto, antes de procurar oportunidades, verifique o seu controle financeiro para entender a situação atual. 

Os momentos de dificuldade evidenciam a importância da reserva de emergência. Ela deve ter valores suficientes para garantir o seu sustento por um período — o recomendado é, no mínimo, 6 meses. Também é preciso estar alocada em uma opção segura e de alta liquidez. 

Ter a reserva de emergência é importante por dois motivos. O primeiro é evitar que você precise resgatar investimentos antes do prazo previsto por conta da crise. 

Nesses momentos econômicos, há ainda mais riscos de ter prejuízos com a venda ou o resgate antecipado.  Lembre-se de que o mercado pode estar em baixa, reduzindo os preços dos seus ativos ou títulos. 

Já o segundo motivo trata da segurança necessária para poder aproveitar as oportunidades. Afinal, as dificuldades estão presentes e devem ser consideradas. Você não deve investir um dinheiro que pode ser necessário em imprevistos, por exemplo.

Mesmo que surjam situações que possam potencializar seus ganhos, talvez não seja indicado correr riscos muito altos. Assim, a reserva de capital serve como medida de proteção, aumentando as possibilidades para investir durante a crise. 

Considere sempre o seu perfil de investidor

O seu perfil de investidor tem um papel essencial durante as crises financeiras. Afinal, ele trata da sua tolerância aos riscos — que podem ser acentuados nos momentos de dificuldade econômica. Sem observá-lo, você pode tomar decisões que não são tão adequadas à sua carteira

Assim, é necessário ter em mente que as oportunidades, mesmo que sejam atrativas, nem sempre combinam com o seu perfil. Se você é mais conservador, por exemplo, não é indicado que assuma grandes riscos, principalmente durante uma crise.

Por outro lado, se você é arrojado, manter capital alocado apenas em opções mais seguras, abrindo mão de rentabilidade, pode ser frustrante. Além disso, momentos críticos podem trazer oportunidades mais vantajosas entre ativos de maior risco.

Contudo, fique atento: mesmo que apareçam oportunidades fora do seu perfil e seja normal que ele sofra alterações ao longo do tempo, a crise pode não ser o momento ideal para mudanças. Isso porque é comum que ela leve você a questionar escolhas, podendo gerar decisões equivocadas.

Tenha em mente os seus objetivos financeiros

Complementando a dica anterior, mantenha os seus objetivos financeiros em mente. Eles foram definidos de acordo com os seus planos em curto, médio e longo prazo, certo? Então, trazem uma visão acertada do que você pretende conquistar com o tempo.

Portanto, ao avaliar oportunidades, é fundamental verificar se elas estão adequadas aos seus objetivos. Fazendo isso, você terá mais segurança ao avaliar todas as características das opções de investimentos que surgirem durante a crise.

A dica, aqui, é seguir o mesmo processo aplicado em outros momentos: avalie segurança, liquidez e rentabilidade, assim como o prazo do investimento. A partir disso, você conseguirá definir se a oportunidade se encaixa em suas metas ou não.

Outra questão importante é evitar o efeito manada. Ao acompanhar os efeitos da crise e as movimentações do mercado, é comum replicar as decisões de outras pessoas. Porém, saiba que nem sempre elas são adequadas às suas estratégias.

Saiba como avaliar as movimentações do mercado

Encontrar as melhores alternativas de investimento para a sua carteira sempre exige o acompanhamento do mercado. Em momentos de crise, a prática se torna ainda mais relevante, principalmente se o objetivo é potencializar ganhos.

Portanto, vale pesquisar as previsões sobre índices de mercado e desempenho de diversos setores. Para quem tem foco em renda variável, especialmente em ações, é fundamental ter uma boa estratégia para calcular o valuation. 

Ele trata do valor intrínseco de uma empresa, visando identificar o potencial de retorno em longo prazo. Diante de crises, mesmo que alguns ativos tenham um baixo desempenho, é possível que eles contornem o momento e tenham resultados positivos no futuro.

Nesse caso, a ideia é encontrar ações que estejam com preço abaixo de seu valor devido à crise, mas tenham potencial de crescimento. Com foco em períodos longos, você pode ter bons retornos com dividendos e a valorização dos ativos em sua carteira. 

Conte com uma assessoria de investimento

Provavelmente, você percebeu que encontrar oportunidades exige conhecimentos sobre investimentos e o mercado. Por isso, nem sempre é fácil identificar os momentos mais favoráveis para um aporte ou, até mesmo, se ele é realmente adequado ao seu perfil e objetivos.

Nesse cenário, você pode contar com uma assessoria de investimento. Ela é prestada por profissionais qualificados, com conhecimento e experiência no mercado financeiro. Assim, após conhecer melhor o seu perfil, ela poderá prestar suporte para as suas decisões.

Dessa maneira, um assessor pode apresentar alternativas de investimento e explicar como funcionam. Ainda, pode esclarecer dúvidas sobre cada opção e os momentos do mercado, para que você tenha mais segurança. Assim, traz informações essenciais para a sua autonomia nas decisões.

A partir disso, será possível definir estratégias mais sólidas e identificar oportunidades para investir mesmo durante a crise. Vale destacar que o serviço é gratuito: basta procurar uma assessoria de sua confiança e usufruir do serviço. 

Como você viu, é possível encontrar oportunidades de investimento na crise mesmo diante das dificuldades do cenário. Porém, é preciso ter atenção ao seu planejamento financeiro, ao perfil e aos objetivos para tomar decisões alinhadas à sua carteira e ao seu orçamento.  

Gostou do conteúdo? Precisa de auxílio para fazer as melhores escolhas ao investir? Entre em contato conosco e veja como os assessores da UP4 Invest podem ajudar!

Ver todos os artigos