Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

07
Aug

Impactos da crise nos investimentos e oportunidades geradas

Impactos da crise nos investimentos e oportunidades geradas

Aprenda a enxergar as oportunidades de investimentos em meio ao caos econômico.

Esta não é a primeira e nem será a última crise pela qual passaremos. Ao longo da história, pudemos analisar uma série de situações voláteis em que surgiram mais perguntas do que respostas. Mas, se por um lado a crise causa uma mudança brusca no rumo econômico, por outro gera oportunidades de investimentos. O desafio está em enxergar a inovação em um momento tão delicado. 

Os impactos da crise nos investimentos foram sentidos de maneira intensa em todos os setores. Acredite: ninguém estava preparado e nem pronto para lidar com o que viria a seguir. No Brasil, desde março o distanciamento social levou ao cancelamento de eventos corporativos e sociais, fechamento de escolas e serviços não essenciais. A onda gerada por esta crise não será esquecida tão cedo por quem perdeu a fonte de renda sem aviso prévio. E, apesar das medidas tomadas pelo governo visando o estímulo à economia, a deterioração foi sentida. 

Em um cenário tão desolador, como identificar oportunidades para investimento? Especialistas no mercado financeiro destacam que é possível sim minimizar perdas e até expandir o patrimônio neste momento. O ideal é reconhecer o que você busca como investidor (além de proteger e fazer crescer seus recursos) e buscar alternativas de maior retorno potencial - o que também pode envolver riscos, por isso ter informações confiáveis sobre o mercado é essencial.

A regra de ouro que os especialistas da Up4 Invest não se cansam de repetir é: mantenha a diversidade na carteira de investimentos. Ok, isso você deve saber, mas o que significa? 

Vamos a um exemplo prático: se você tinha um emprego que era sua única fonte de renda e foi desligado no período da pandemia, ficou sem rumo, não é mesmo? Com os investimentos também funciona assim. Manter uma carteira de investimentos diversificada com ativos que possuam riscos descorrelacionados é a melhor medida preventiva.

Posso confiar nas oportunidades de investimento? 

O mercado de investimentos não é um jogo de sorte ou azar, ele envolve muita análise histórica de variações do mercado de capitais, de crédito, de câmbio e mercado monetário,  e também das flutuações de comportamento e tendências do cenário político e econômico, pois tudo reflete nos preços e rendimentos dos títulos e valores mobiliários. 

Diante de quedas acentuadas da bolsa, o circuit breaker entra em cena e paralisa as negociações do dia por minutos ou suspende as atividades estabelecendo um novo prazo para retomada. Para quem pretende comprar ativos, é um momento incrível, pois os preços despencam, e como qualquer outro bem o melhor momento para comprar é quando está em promoção. Para os investidores de renda variável que possuem foco a longo prazo, é preciso cautela para não se assustar com oscilações do mercado. 

Você já deve saber, mas é bom relembrar a título de curiosidade que a pior desvalorização em um único dia do mercado de ações ocorreu nos EUA de 1929 a 1932. A “Crise de 1929” culminou com o estouro da bolha especulativa de Wall Street com queda de 89%. No Brasil, o pior episódio foi decorrente do congelamento das cadernetas de poupança durante o governo Collor, registrando desvalorização de 22,27%.

E por que mostrar um cenário tão trágico em um post sobre oportunidades de investimentos? 

Apesar do noticiário econômico dar espaço apenas aos grandes eventos, os profissionais da Up4 Invest estão de olho diariamente no movimento do mercado. Através da expertise e conhecimento de uma equipe especializada e alinhada com as tendências, você terá apoio para escolher do modo mais simples as melhores opções para os seus investimentos.

Para ser um  investidor de sucesso, você só tem dois caminhos: se dedicar exclusivamente às análises do mercado, o que exige tempo e know how para garantir os melhores negócios ou contar com uma assessoria de investimentos focada em trazer os melhores resultados. Não se arrisque a desbravar o mercado sozinho, vamos encarar o desafio juntos.

Ver todos os artigos