Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

28
Jul

Faça seu dinheiro trabalhar para você!

Faça seu dinheiro trabalhar para você!

Você já deve ter ouvido isso... Mas afinal como fazer o dinheiro trabalhar para você?

Investindo!

Você pode fazer isto de muitas formas, seja comprando um imóvel ou investindo num negócio, mas acreditem a maneira mais acessível e simples, são as aplicações financeiras.

- E qual é o melhor investimento?

O conhecimento. Invista em educação financeira.

Quando falamos em investimentos, não existe uma fórmula de bolo, pois cada investidor possui seu próprio perfil e objetivos.

- Tenho interesse em investir, mas não sobra nem para pagar as contas. Como fazer?

Calma... Você não está sozinho, se chegou até aqui, significa que quer melhorar sua vida financeira e está no caminho certo!

A maioria das pessoas sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto e onde gastam. Somente é possível guardar dinheiro vivendo dentro do orçamento, ou seja, gastando menos do que se ganha.

Faça uma planilha de custos e identifique quais são seus gastos fixos e gastos variáveis.

Gastos Fixos: São aqueles necessários para viver, como escola, mercado, condomínio, combustível, água, luz, entre outros.

Gastos Variáveis: São aqueles considerados supérfluos ou desperdícios, como por exemplo, um clube ou academia que você paga todo ano e não frequenta, roupas que você compra por impulso e não usa, assinatura de revista que você nunca lê.

Não fica difícil saber quais gastos precisam ser cortados. Certo?

Não tenha vergonha de cortar os gastos por menores que eles sejam, por exemplo, o cafezinho de R$ 2,00 que você toma fora todos os dias, representa um gasto anual de aproximadamente R$ 700,00.

Mesmo sendo indispensáveis para viver, olhe também com atenção para os gastos fixos, pois através de algumas economias, eles podem diminuir em seu orçamento.

Feito este levantamento, identifique a quantia que você poderá investir mensalmente e reserve este dinheiro no começo do mês, assim não corre o risco de comprometer os recursos destinados para os investimentos a outros fins.

- E se eu tiver pouco dinheiro para investir?

Não tem problema, hoje existem produtos financeiros que você pode aplicar e começar a receber juros, como a poupança, o tesouro direto ou fundos indexados ao CDI. É um começo, vá aplicando mensalmente em produtos que não exijam uma aplicação muito alta e quando você tiver um volume maior, será possível migrar para um investimento mais rentável. (Explicaremos nos posts posteriores detalhadamente cada produto financeiro).

- Mas vou precisar usar em breve meu dinheiro. Vale a pena investir?

Sim. Sempre vale a pena investir, existem produtos com liquidez diária, significa que você terá o dinheiro em sua conta no mesmo dia em que solicitar o resgate da aplicação.

- Ok. Mas quanto devo guardar por mês?

Existe uma teoria interessante, que diz o seguinte:

“Se você tiver entre 25 e 40 anos, pegue sua idade e subtraia 15, assim encontrará o % que deverá guardar todo mês.”

Por exemplo: Tenho 32 anos e de acordo com este estudo, eu deveria reservar 17% do meu ganho mensal para investimentos.

Importante, não se esqueça de aplicar às suas reservas os seus reajustes, se você tiver um aumento de salário de 20%, aumente também o percentual que irá guardar para investimentos.

Lembrando que se trata apenas de uma teoria, você deverá guardar o quanto seu orçamento permitir, nem que seja 10% dos seus ganhos mensais.

Não deixe para última hora, se planeje e guarde a partir de agora, quanto antes começar a investir seu futuro agradece!

Até breve e bons negócios!

Ver todos os artigos