Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

26
May

ESG: o que significa e qual a importância para os investidores?

ESG: o que significa e qual a importância para os investidores?

Nos últimos anos, existe uma grande preocupação com respeito à responsabilidade socioambiental e ao papel de cada pessoa e empresa na preservação dos recursos naturais. Por isso, o conceito de ESG tem se tornado cada vez mais popular, influenciando até mesmo o mercado financeiro.

Mas o que significa ESG? Neste post, você entenderá o conceito e o seu significado para a sociedade. Verá também o papel dele no mercado financeiro e sua importância para os investidores.

Continue a leitura e entenda o conceito de ESG!

O que significa ESG?

A sigla ESG corresponde a Environmental, Social and Governance. É comum encontrarmos também a sigla ASG, que faz referência aos termos em português: Ambiental, Social e Governança. Na prática, significam critérios para avaliar um negócio ou investimento.

Com eles, é possível analisar o impacto da atuação de uma empresa na sociedade e no meio ambiente. Eles também dão uma indicação de como a companhia encara a governança corporativa. 

A seguir, entenda melhor cada um dos três aspectos!

Ambiental

Espera-se que as empresas explorem os recursos naturais de maneira equilibrada. Afinal, é preciso garantir que as gerações futuras terão os recursos de que precisarão para viver. No entanto, no decorrer do tempo, o ser humano tem agido de maneira predatória para com o meio ambiente.

Os resultados desse comportamento se evidenciam no aquecimento global, nas catástrofes naturais e no surgimento de epidemias, por exemplo. 

Quando se trata de mudar esse patamar, as empresas têm um papel importante na preservação do meio ambiente. Afinal, elas usam amplamente os recursos naturais para fornecer os produtos e serviços dos quais a sociedade precisa.

Social

Neste critério, espera-se que as empresas respeitem os direitos humanos e pratiquem a responsabilidade social. Isso pode ser observado em iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade. 

A atenção à saúde e ao bem-estar dos colaboradores e até mesmo a segurança de dados também são fatores importantes.

Governança

Com respeito à governança corporativa, as empresas têm demonstrado preocupação há mais tempo. Ela inclui, por exemplo, boas práticas contábeis e iniciativas que demonstram respeito aos acionistas. 

Um conselho de administração independente também contribui para uma boa governança corporativa. Tudo isso já é considerado fundamental para investidores no momento de avaliar ativos.

Qual é a importância do conceito de ESG para a sociedade?

Como você viu, o cuidado ao meio ambiente e ao desenvolvimento social sustentável são aspectos essenciais para nosso futuro. As próximas gerações podem sofrer impactos significativos dos excessos causados pela humanidade até o momento.

Por isso, toda a sociedade tem se alertado para a importância do conceito ESG. Além da iniciativa de Governos em publicar leis mais rígidas, o consumidor moderno tende a ser mais consciente ao preferir empresas sustentáveis.

Por conta da importância das iniciativas ESG para a sociedade, o movimento tem pressionado empresas e ganhado adesão. Afinal, companhias que tenham práticas de sustentabilidade seguem as leis mais facilmente, evitam problemas e multas e até atraem mais consumidores.

Qual é a relação entre ESG e o mercado financeiro?

Por conta da tendência de sustentabilidade em todo o mundo, ela também tem sido um critério importante para diversos investidores. Assim, muitos preferem selecionar, por exemplo, ações de empresas conhecidas por sua preocupação com a sustentabilidade. 

Com isso, os fatores ESG podem basear decisões na renda variável. Também é possível que eles guiem escolhas na renda fixa — com maior procura pelos chamados títulos verdes. Eles são aplicações relacionadas a demandas ambientais.

Além disso, é possível encontrar fundos de investimentos cuja estratégia tem foco nos elementos ESG. Nesse caso, a gestão tem o objetivo de investir em títulos, ações e outros investimentos selecionados de acordo com o conceito.

Vale salientar que, no Brasil, o mercado de investimentos ESG é novo, de modo que ainda há muito espaço para crescimento. Em vista do que se observa no exterior, o mercado pode ser promissor. Nos Estados Unidos, por exemplo, os fundos ESG estão superando os fundos tradicionais.

Mas qual seria o motivo disso? Empresas que praticam a responsabilidade socioambiental podem alcançar resultados financeiros melhores. Como você viu, elas estão menos expostas a problemas e sanções, assim como atraem investidores conscientes e podem ampliar seu público.

Como investir de acordo com a estratégia ESG?

Como vimos, para encontrar um investimento sustentável, é possível investir em títulos verdes e ações. Nesses casos, será preciso buscar informações para identificar quais empresas seguem os padrões ESG.

Na hora de identificar investimentos, um elemento útil é conhecer os índices ESG. Assim, você consegue entender que empresas cumprem os critérios sustentáveis. Também é possível investir por meio de fundos que já considerem os critérios.

Além disso, há a possibilidade de investir em ETFs. Eles são fundos que replicam os índices. Logo, a seleção dos ativos ligados à sustentabilidade se torna mais simples. Entre os indicadores úteis para investidores interessados em ESG, podemos citar o ISE, o Brasil ESG e o ICO2. 

A seguir, entenda cada um deles!

Índice de Sustentabilidade Empresarial

O ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) reúne empresas que atendem a critérios relacionados com eficiência econômica, governança corporativa, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Um exemplo de ETF que acompanha o indicador é o ISUS11.

Brasil ESG

O Índice Brasil ESG foi criado pela B3 em parceria com a S&P Dow Jones. Ele inclui empresas que fazem parte do índice S&P Brazil BMI (Broad Market Index) e que estejam alinhadas com o Pacto Global.

As empresas elegíveis são analisadas com base na pontuação ESG da S&P Dow Jones. Para isso, elas são submetidas à Avaliação de Sustentabilidade Corporativa. Vale destacar que determinados setores não são elegíveis, como o de tabaco, carvão e armas.

Uma maneira de investir nas empresas desse índice é comprar cotas do ETF ESGB11.

Índice de Carbono Eficiente

O foco do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) está em ações que ajudem a combater o aquecimento global. O ICO2 foi idealizado pela B3 em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As empresas que compõem o ICO2 estão presentes no índice IBRX-50. Mas elas também devem estar comprometidas com a redução dos gases que provocam o efeito estufa. Um ETF que replica o ICO2 é o ECOO11.<

Depois de entender o que significa ESG, você pode ver se os investimentos fazem sentido na sua estratégia. Certifique-se de considerar também outros fatores ao compor a sua carteira — por exemplo, seu perfil de investidor, objetivos e a solidez dos seus investimentos!

Ficou com dúvidas a respeito dos investimentos ESG? Entre em contato conosco e fale com um assessor!

Ver todos os artigos