Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

27
Apr

Entenda as vantagens de ter um assessor financeiro

Entenda as vantagens de ter um assessor financeiro

Mais do que simplesmente apoiar o controle de seus investimentos, um assessor financeiro é um especialista que acompanha de perto as tendências e a movimentação do mercado e pode te ajudar a encontrar os melhores caminhos para o rendimento do seu dinheiro.

Não há nada pior do que ver seu dinheiro escoando pelo ralo, não é mesmo? Na maior parte das vezes, quando você tem algum dinheiro sobrando e pensa em multiplica-lo, a primeira iniciativa comum é procurar um agente bancário para conhecer suas opções.

No entanto, essa pode não ser a alternativa mais vantajosa para o seu bolso. Uma vez que o agente bancário atua em função do banco, ele sempre apresentará ofertas que representem ganhos financeiros para a instituição bancária, o que pode não ser nem um pouco favorável para o seu dinheiro. Veja, por exemplo, o caso da poupança: enquanto você terá rendimentos inferiores ao índice de inflação (e por isso a poupança não pode ser considerada um investimento!) o banco lucrará com juros e correções que não são repassados à você (e se você perdeu esse post, dá uma espiadinha agora mesmo aqui no blog).

A outra alternativa, então, é mergulhar no universo dos investimentos. Mas muitas pessoas desistem dessa saída por não entender a complexidade dessa proposta e perdem a oportunidade de fazer seu dinheiro render. E é aí que entra o papel do assessor financeiro, que também pode ser chamado de agente autônomo de investimentos.

Agora pense por um minuto: quando você está doente, procura um médico; quando tem dúvidas para declarar o imposto de renda, um contador; e quando se sente injustiçado, um advogado. Certo? Nessa lógica o assessor financeiro é o profissional que você deve procurar quando deseja cuidar do seu patrimônio. E isso vai muito além de apenas ver seu dinheiro render.

Você provavelmente tem objetivos de vida e sonhos de longo prazo, como ter uma casa mais arrojada, comprar um carro tão desejado, fazer uma viagem inesquecível ou mesmo garantir a segurança e futuro da família, por exemplo. O assessor financeiro pode te ajudar nisso! Ele também tem como função apoiar o seu planejamento financeiro para que seja possível ajuda-lo a conquistar esses objetivos dentro da sua realidade e expectativa de vida.

Então no post de hoje vamos explicar um pouco mais quais são as principais vantagens e diferenciais de contar com o apoio de um assessor financeiro para que você possa planejar melhor o seu futuro e cuidar com carinho do seu patrimônio.

 

O assessor financeiro ajuda a administrar melhor seu patrimônio

Enquanto você certamente se especializou em sua área de atuação, o assessor financeiro é um especialista em assuntos financeiros e estratégias de investimentos, tendo como responsabilidade principal estudar, analisar e indicar os melhores ativos financeiros – sejam eles fundos de investimentos, títulos de renda fixa, títulos de renda variável ou outras alternativas pertinentes.

Mas além disso, o assessor financeiro também é capaz de te ajudar otimizar os seus recursos e patrimônios. A partir do momento em que ele tem uma visão mais clara de quais elementos compõem a sua renda e seu imobilizado (apartamentos, casas, terrenos, etc), ele pode identificar modelos mais elaborados para que você tenha benefícios legais, fiscais e sucessórios mais vantajosos. Por exemplo: mesmo possuindo liquidez suficiente para adquirir determinado bem a vista, será que um financiamento não é mais vantajoso, dependendo de sua taxa de juros e do custo de oportunidade dos investimentos em renda fixa de baixo risco?

Outro ponto favorável é a manutenção e multiplicação do seu patrimônio familiar como um todo. Quando você pensa no futuro, antes de mais nada quer garantia de estabilidade e segurança financeira diante de qualquer risco: garantir a educação dos filhos, a proteção, alimentação e saúde da família, a manutenção do padrão de vida, dentre outros objetivos. Um assessor financeiro pode te ajudar a planejar esse futuro e trazer mais tranquilidade e assertividade para os seus planos de vida.

 

O assessor financeiro mostra o caminho para as melhores decisões de investimentos

O principal benefício de contar com esses serviços é ter o apoio profissional com experiência no mercado financeiro para indicar qual a melhor estratégia para a formação de sua carteira de investimentos. Antes de qualquer coisa, eles conhecerão melhor seu perfil de investidor e ajudarão a compor um portfólio mais indicado para o seu comportamento.

Além disso, eles também podem te ajudar no acompanhamento de suas ações e ensinar a entender como o mercado funciona até que você comece a entender melhor a lógica de investimentos. E como eles estão sempre ligados neste universo, são capazes de identificar variações e riscos com mais facilidade para te alertar.

O assessor de investimentos também te ajudará a escolher as melhores taxas, administradoras, grupos ou até mesmo o perfil mais adequado de blindagem patrimonial, apoiando no cálculo da projeção de suas necessidades para garantir seus objetivos, seus custos de sucessão patrimonial e de restabelecimento familiar.

 

O assessor financeiro identifica e orienta seu perfil de risco

Para desempenhar de maneira adequada o seu trabalho, o assessor de investimentos precisa conhecer você, entender suas necessidades, seus objetivos, seu contexto familiar e financeiro e seus sonhos. Somente com base neste perfil ele poderá identificar, então, o seu perfil de risco – conservador, moderado ou agressivo – e conseguir fazer as melhores recomendações.

Isso não significa que você precisará detalhar toda sua vida para o assessor financeiro. Os profissionais mais experientes conseguem levantar as informações necessárias em uma conversa com você de forma bastante simples e natural. Mas a determinação adequada de um perfil de risco depende de dois elementos: sua capacidade ao risco e sua tolerância ao risco, duas variáveis totalmente distintas. E essa pode não ser uma tarefa tão simples de identificar.

A capacidade ao risco está relacionada ao momento de vida e a situação profissional e patrimonial do indivíduo. O indivíduo tem menos controle sobre as variáveis que determinam sua capacidade ao risco. Alguns dos principais elementos a serem considerados pelo assessor de investimentos são: idade, renda, estabilidade, saúde, situação patrimonial e objetivos desejados. É função do assessor de investimentos identificar, estudar e analisar o conjunto dessas variáveis e, associando sua capacidade com sua tolerância ao risco, determinar seu perfil de investidor.

Feito isso, o assessor financeiro irá traçar com você um planejamento financeiro e iniciar a missão de educar seus hábitos financeiros para que os objetivos sejam alcançados. Se você quer, por exemplo, se aposentar numa idade específica e ter a renda almejada, ele deverá compor um planejamento considerando todas as variáveis envolvidas – momento de vida, situação profissionais, tolerância ao risco e capacidade de economia – para que seja possível maximizar resultados e tornar o objetivo alcançável.

 

O assessor financeiro oferece atendimento exclusivo e personalizado

Até agora você já entendeu na prática as principais vantagens de ter um assessor financeiro ao seu lado. Mas ainda pode estar em dúvida sobre quais vantagens ele oferece em relação ao agente bancário. Então vamos te ajudar desmistificar esse conceito!

Além de altamente qualificados e devidamente certificados para exercerem a sua função, um assessor financeiro irá te proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado.

Se você tiver um gerente bancário acima da média, talvez ele até conheça um pouco dos seus hábitos e estrutura familiar, mas isso está muito mais relacionado à sua estratégia de relacionamento para fidelizar o cliente do que para fazer o seu dinheiro render. Para o banco, no fim das contas o que importa é como o seu dinheiro pode fazer a instituição lucrar.

Já o assessor financeiro vai usar todas as informações a seu respeito para trabalhar a seu favor. Quanto melhor ele te conhece, mais simples será recomendar as melhores opções de investimentos para garantir mais rentabilidade e retorno de acordo com o seu perfil de investidor. O ganho do assessor de investimento é proporcional aos resultados que eles geram. Ou seja, quanto melhor performarem a sua carteira, maiores suas chances de sucesso. Além, é claro, de saberem que um bom trabalho gera novas indicações de clientes.

Isso sem contar na imparcialidade que o assessor financeiro apresenta em relação ao agente bancário, já que ele não está trabalhando em prol da instituição e sim de você. Isso abre espaço para compor uma carteira de investimentos com mais diversidade e oportunidade de rendimentos, sem que o foco esteja atrelado à uma empresa ou instituição que será beneficiada. Seus custos com taxas diminuem e seus ganhos podem ser maximizados de forma estratégica.

 

Escolha com cuidado seu assessor financeiro

Sabendo de todas essas vantagens, é hora de começar hoje mesmo a sua busca por um assessor financeiro que possa ajudar a multiplicar o seu rendimento. Mas antes de escolher uma assessoria financeira, faça uma boa pesquisa e tome o cuidado de identificar bons assessores.

Lembre-se que a melhor assessoria financeira é aquela que te ajuda a cuidar dos seus investimentos e fazer o seu dinheiro render. Eles não crescem pelo seu dinheiro, mas com o seu dinheiro. Up4Invest é uma equipe comprometida em realizar um trabalho transparente e adequado ao seu perfil de investidor. Se quiser saber mais, entre em contato para agendar um bate-papo!

 

Tudo que você precisa saber sobre investimentos

Ver todos os artigos