Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

23
May

Educação financeira: o que ler e acompanhar

Educação financeira: o que ler e acompanhar

Cuidar bem dos seus investimentos não significa apenas aplicar o seu dinheiro e deixar que o restante aconteça sozinho. É preciso acompanhar o mercado, notícias, tendências e informações para tomar decisões mais assertivas. Então confira algumas dicas essenciais!

Muitas pessoas tem o desejo de aprender mais sobre o universo de investimentos ou entender melhor seu funcionamento e vantagens, mas não sabem nem mesmo por onde começar. Afinal, como desbravar esse universo tão cheio de pequenos detalhes para tomar as melhores decisões? Qual o melhor caminho para aprofundar conhecimentos e acompanhar mais de perto o mercado para entender quando e como dar passos mais assertivos?

No post de hoje vamos te ajudar a responder essas perguntas e iniciar sua jornada neste fascinante mundo dos investimentos. E sim, acredite, ele pode ser muito mais fascinante – e viciante! – do que você imagina. Então acompanhe as dicas e não deixe que registrar seu comentário se pintar alguma dúvida ;)

 

Entenda como funcionam os investimentos

Antes de qualquer coisa, para começar sua empreitada no mundo dos investimentos é essencial entender como funcionam os investimentos: quem aplica, como o dinheiro rende, onde os investimentos, aplicam, empresas envolvidas nos investimentos, tipos de risco, seu perfil de investidor e uma série de outras características essenciais que te ajudarão a compreender melhor como funciona a estrutura do CMN – Conselho Monetário Nacional e o sistema financeiro brasileiro (e fica de olho que em breve tem um post exclusivo explicando todos os detalhes sobre isso para você aqui no blog!).

Entender o ABC dos investimentos antes de começar a se aventurar é a premissa básica para não cair numa cilada. No post a seguir preparamos um guia básico para você fazer sua iniciação, caso ainda esteja meio perdido:

Tudo que você precisa saber sobre investimentos

 

Fique em dia com o noticiário

Muito bem, agora que você já entende os conceitos básicos sobre investimentos, há outra regra básica para qualquer pessoa que deseje se tornar um investidor: acompanhar as notícias!

Então se você é do tipo que sempre diz não ter tempo para se atualizar, pode começar a reservar uma hora do seu dia para se manter atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo em setores como economia, política, negócios e pautas segmentadas relacionadas aos setores do seu interesse de investimento.

Você pode até selecionar o meio de sua preferência – sites, televisão, jornais, revistas, redes sociais, etc – mas jamais deixe de acompanhar as notícias. O ideal é tentar fazer um mix e acompanhar mais de uma fonte (e no próximo tópico você vai entender por que). Elas poderão ser essenciais para pautar sua tomada de decisão e entender melhor as movimentações de mercado que influenciam direta ou indiretamente em seus investimentos.

 

Não siga apenas uma recomendação

Confiar em apenas uma fonte para suas referências financeiras pode não ser uma boa ideia. Além de ser uma visão parcial sobre a situação, você nunca terá certeza sobre a confiabilidade dos dados em tempos nos quais a informação está cada vez mais acelerada, sobretudo no meio digital. Com isso, quem sai perdendo é o leitor.

Busque sempre acompanhar mais de uma fonte de recomendação ou referência, mesmo que confiável, para ter uma visão panorâmica sobre os aspectos que impactam suas decisões. O que não faltam são opções. Com a disponibilidade oferecida pela internet, você pode ter muitas informações à mão com apenas um clique.

 

Não confie em qualquer fonte

Como nem sempre quantidade é o mesmo que qualidade, apesar de todas as vantagens que a era digital trouxe para termos acesso à um número sem fim de informações e dados, é preciso ser cauteloso. Não confie em qualquer referência que encontrar por aí sobre decisões financeiras.

Lembre-se: você está cuidando do seu dinheiro, seu patrimônio. Então busque referências confiáveis e preferencialmente com pessoas que você conhece antes de seguir fontes e recomendações. Uma dica é pedir ao seu assessor financeiro que oriente algumas sugestões.

 

Atualize suas fontes de pesquisa

Muitas pessoas ainda tem uma grande preferência por leituras de livros, jornais e revistas. E claro que sempre serão meios válidos! Mas é preciso ficar atento com as datas. Algumas mídias vitalícias podem ficar desatualizadas rapidamente devido ao dinamismo do mercado.

Então sempre é válido buscar fontes mais recentes e atualizadas para confirmar informações e tendências antes de tomar decisões.

 

Consulte sempre seu assessor financeiro

Como profissional especializado e dedicado ao universo dos investimentos, consultar um assessor financeiro é sempre o melhor caminho para garantir as melhores tomadas de decisão antes de se envolver com o mundo dos investimentos.

Além de ter uma visão mais apurada das tendências, até mesmo por conta de sua vivência e experiência no ramo, o assessor sabe ainda em detalhes os conceitos associados ao negócio e pode te orientar de modo mais eficiente. Então já sabe: na dúvida, consulte um assessor de investimentos!

Entenda as vantagens de ter um assessor financeiro

 

7 dicas de leitura

Além de recomendar que você acompanhe sites e veículos diversos nas seções de economia, política e setoriais de interesse, também gostaríamos de indicar 7 livros que ajudarão a construir uma mentalidade mais focada em investimentos e gestão de finanças de forma mais estratégica e inteligente.

São exemplares encontrados facilmente em livrarias físicas e digitais e você ainda pode escolher se prefere o livro tradicional ou um eBook para acompanhar em seus instantes de folga. Então confira as dicas e aproveite o final de semana para mergulhar de cabeça nessa nova onda.

  • Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kyosaki e Sharon Lechter
  • Independência financeira: o guia do pai rico – Robert Kyosaki
  • Quem pensa enriquece – Napoleon Hill
  • Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
  • Aprenda a investir – Leandro Martins
  • Alocação de Ativos – Henrique Carvalho
  • Adeus, aposentadoria – Gustavo Cerbasi

 

Ver todos os artigos