14
Aug
Conheça as estratégias validadas por especialistas e comece hoje mesmo a planejar seu futuro através da Reserva de Emergência.
A educação financeira ainda é um assunto inexplorado em muitos lares brasileiros, mas ela impacta todo o mercado. Os números de empréstimos, financiamentos, crediários ou endividamentos no cartão de crédito sempre estão em alta. Provavelmente você conhece alguém que vive fazendo malabarismos por gastar mais do que ganha… Em momentos de crise então.
Esperamos que essa pessoa não seja você, afinal, viemos falar da reserva de emergência (também conhecida como fundo de emergência). Se até hoje você não pensou sobre este assunto, chegou o momento. Descubra como montar uma reserva de emergência para encarar os imprevistos.
As emergências são inevitáveis, mas você pode se preparar com consciência financeira. Esqueça aquela ideia de guardar dinheiro debaixo do colchão para uma necessidade. Atualmente existem opções que apresentam rentabilidades atrativas e cumprem seu papel como reserva de emergência.
Quem deseja iniciar o planejamento para manter uma reserva de emergência, deve seguir alguns passos básicos. Quer conhecer? Vamos lá!
Agora que você já descobriu quais são os passos para montar uma reserva de emergência, já pode colocar em prática, correto? Mais ou menos, porque precisamos destacar também os erros a serem evitados.
Um dos mais comuns é confundir a caderneta de poupança com reserva de emergência. Apesar de ser uma opção conservadora, você não pode esquecer que ela rende apenas uma vez ao mês, na data de aniversário. Por isso, se você precisar resgatar o dinheiro antes do aniversário da poupança, perderá o rendimento entre o aniversário anterior e o próximo.
Existem diversas outras opções que apresentam melhores oportunidades de rentabilidade. O Tesouro Selic, por exemplo, rende todos os dias. Vamos revelar outras duas opções que garantem o resgate imediato em caso de necessidade:
Por ter retornos previsíveis, apresenta-se como uma opção a ser considerada para quem deseja montar uma reserva de emergência. Geralmente, esses CDBs rendem 100% do CDI. Sua liquidez alta garante rendimento atrativo: em apenas um dia útil o dinheiro cai na sua conta. Fique de olho no rating do banco emissor para reduzir riscos.
Com rentabilidade similar ao do CDB, a Letra de Crédito Imobiliária (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa emitidos pelo setor bancário que apresentam isenção de tributos. Apesar da ausência de taxas ser muito sedutora, faça uma simulação para descobrir se vale a pena quando comparado a outros investimentos.
Também existem LCAs e LCIs com liquidez diária após um período de carência, é como se fosse um tempo mínimo de aplicação e após o decurso, o investidor pode efetuar o resgate a qualquer momento.
Lembre-se: o importante para investir em uma reserva de emergência é considerar alta liquidez, baixo risco e previsibilidade. Com isso, certamente você terá um futuro muito mais tranquilo. Quer conhecer outras opções rentáveis? Fale com a equipe da Up4 Invest.