Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

30
Mar

Como montar uma carteira diversificada com investimentos de longo prazo?

Como montar uma carteira diversificada com investimentos de longo prazo?

Criar uma carteira diversificada na hora de investir pode ajudar a diluir os riscos e melhorar o potencial de ganhos, de acordo com o seu perfil. Entre as escolhas disponíveis, existe a chance de priorizar os investimentos de longo prazo.

Eles são adequados para diferentes objetivos e podem trazer diversas vantagens. Mas, para aproveitá-las, é preciso traçar uma estratégia eficiente. Nesse momento, ter ajuda e informações confiáveis é bastante útil.

A seguir, descubra o que fazer para diversificar sua carteira com os investimentos de longo prazo e conheça as alternativas do mercado!

O que são os investimentos de longo prazo?

Os investimentos de longo prazo são caracterizados pelo período estendido em que o dinheiro fica investido – buscando gerar rendimentos. No geral, pode ser definido como as aplicações financeiras que duram 5 anos ou mais.

Muitas alternativas são conhecidas pela baixa liquidez ou pelo maior risco de perdas – especialmente no curto prazo. Logo, é preciso estar disposto a manter o montante investido por um período maior, a fim de diluir riscos e aumentar o potencial de retorno.

Por que eles são importantes?

Embora os investimentos de longo prazo exijam um tempo maior de aporte, eles também oferecem pontos positivos. O primeiro envolve, como você viu, a diluição dos riscos. Por causa do tempo prolongado, possíveis resultados negativos pontuais passam a ter menos impacto — principalmente na renda variável.

Outra vantagem é que eles podem favorecer o retorno. Há a expectativa de acúmulo de desempenho com o passar do tempo, o que pode levar a um resgate maior. Além disso, ocorre o maior aproveitamento do poder dos juros compostos.

Não menos importante, o pagamento de Imposto de Renda pode ser reduzido. Na renda fixa, as alíquotas menores costumam ser destinadas a investimentos que são mantidos por mais tempo.

Os investimentos de longo prazo servem, ainda, para montar uma carteira diversificada. Ao mesclar investimentos de curto, médio e longo prazo é possível atender a diferentes necessidades e maximizar o potencial de retorno.

Quais são alguns investimentos de longo prazo disponíveis?

Na hora de tomar decisões de investimentos é importante conhecer as alternativas que podem compor a sua estratégia de longo prazo. Elas variam em riscos, retorno e liquidez, servindo a diferentes perfis.

Confira algumas possibilidades!

Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA+ é uma escolha da renda fixa muito utilizada para o longo prazo. Isso porque ele rende de acordo com o índice de inflação mais uma taxa fixa. Assim, oferece proteção contra a perda de poder de compra do dinheiro ao longo do tempo.

Previdência Privada

O investimento em Previdência Privada é bastante popular para o planejamento da aposentadoria ou outros planos mais longos. Ele funciona a partir de dois momentos principais: o primeiro é a etapa de acumulação de patrimônio, com aportes frequentes.

O dinheiro é investido por um gestor e pode render ao longo do tempo. A segunda fase está relacionada ao resgate – ou usufruto – da renda obtida, seja em pagamento único ou em forma de renda passiva.

Fundos imobiliários

Os fundos de investimento imobiliários (FIIs) também são uma possibilidade entre os investimentos de longo prazo. Eles são modalidades coletivas, em que cada investidor adquire cotas que dão direito à participação nos resultados.

O dinheiro é alocado por um gestor profissional, que foca no mercado de imóveis. Entre os tipos, há os FIIs que investem em títulos de renda fixa (fundos de papel), em imóveis físicos (fundos de tijolo) ou em cotas de outros FIIs (fundos de fundos).

É importante ressaltar que os FIIs fazem parte da renda variável e são negociados na bolsa de valores. Assim, é preciso considerar os riscos – que tendem a ser menores com foco no longo prazo.

Ações

O investimento em ações também pode ser interessante para o longo prazo. Caso você tenha perfil de risco condizente com a volatilidade da renda variável, comprar ativos de boas empresas para o futuro é uma opção que pode ser considerada.

Como montar uma carteira de investimentos de longo prazo?

Tanto a carteira diversificada quanto os investimentos de longo prazo podem ser úteis para quem busca uma estratégia de investimento bem-sucedida. Porém, antes de fazer suas escolhas é necessário ter atenção com algumas questões.

A seguir, veja dicas para montar um portfólio sólido para o futuro!

Identifique seu perfil de investidor

Como visto, os investimentos de longo prazo podem ter diferentes níveis de risco, na renda fixa e renda variável. Por isso, para definir a proporção na sua carteira e realmente diversificá-la, é importante entender o seu perfil de investidor.

Ele depende da sua tolerância ao risco e pode ser de três tipos:

  • conservador: prioriza a segurança e liquidez;
  • moderado: está disposto a correr um pouco mais de riscos em troca de ganhos;
  • agressivo: tem grande tolerância ao risco e à volatilidade.

Defina seus objetivos financeiros

Investimentos de longo prazo podem ser úteis para quem deseja estruturar o futuro, aumentar o patrimônio e realizar sonhos diversos. Pensando nisso, é importante definir quais são seus objetivos financeiros e como os investimentos podem ajudar.

Devido as características de cada investimento, eles podem ser mais ou menos adequados para determinado plano. Assim, algumas alternativas podem ser mais interessantes para a compra de uma casa, por exemplo, enquanto outras funcionam melhor para aposentadoria e assim por diante.

Conheça as alternativas do mercado

Só é viável criar uma carteira realmente diversificada para o longo prazo depois de conhecer os investimentos disponíveis. Você já pôde acompanhar alguns dos principais, mas é interessante se aprofundar para saber o que faz sentido para seu caso.

Quanto maior for o seu entendimento sobre riscos, funcionamento dos investimentos e possibilidade de retornos, maiores são as chances de escolher de maneira estratégica.

Tenha apoio da assessoria de investimentos

Percebeu quantos elementos estão envolvidos na decisão de investimentos? Contar com suporte profissional pode ajudar você a encontrar os ativos mais adequados para suas características e seus objetivos. Por isso, pode valer a pena buscar auxílio na assessoria de investimentos.

O time de assessores poderá apresentar todas as alternativas do mercado, além de tirar dúvidas sobre os produtos disponíveis. Assim, você conseguirá montar uma carteira diversificada e equilibrada.

Agora que você já conhece os investimentos de longo prazo e o que eles oferecem é possível diversificar sua carteira rumo aos objetivos mais distantes. Para isso, conte com o apoio de uma assessoria de investimentos para facilitar o processo! Fale com um dos assessores da Up4 Invest e veja como podemos ajudar!

Ver todos os artigos