Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

17
Dec

Entenda o papel das casas de análise no mercado financeiro!

Entenda o papel das casas de análise no mercado financeiro!

 

Quem pretende ingressar no mercado financeiro como investidor pode sentir dificuldades diante de tantas opções disponíveis. Além disso, cada alternativa conta com um funcionamento específico, o que também tende a gerar muitas dúvidas. Mas você não precisa estar sozinho nessa jornada.

As casas de análise oferecem serviços que podem ajudar você a investir, ainda que você não tenha conhecimentos sobre o assunto. No entanto, vale a pena conhecer um pouco mais a seu respeito antes de buscar por essas alternativas.

Neste artigo, você entenderá o papel das casas de análise no mercado financeiro, seu funcionamento e importância. Não perca!

O que são casas de análise?

As casas de análise são empresas independentes que auxiliam quem deseja investir no mercado financeiro. Isso normalmente é feito por meio da divulgação de conteúdos com informações e indicações de investimentos, elaborados por um analista profissional do mercado.

Para tanto, é comum que o acesso aos conteúdos aconteça mediante o pagamento de um valor. Também é possível assinar planos (mensais, semestrais e anuais) junto às casas de análise. 

Contudo, você também pode ter acesso gratuito a partir da sua corretora de valores. Ao contar com uma assessoria de investimentos vinculada a uma corretora de qualidade, é possível ter acesso a relatórios periódicos, newsletter, vídeos, artigos, entre outros materiais produzidos por analistas.

Desse modo, a utilização de uma casa de análise pode fazer sentido para quem não tem conhecimento de mercado. Porém, também é comum que ela seja utilizada por investidores com experiência no mercado, mas querem comparar análises e conhecer outras alternativas de investimentos.

Quais serviços oferecem?

Para entender mais sobre a casa de análise, é preciso saber que o principal serviço oferecido é a elaboração de conteúdos sobre investimentos. A vantagem é que esse material costuma ser produzido em uma linguagem acessível, que permite o entendimento pelo público em geral. 

Esses conteúdos podem apresentar tendências de mercado, desempenho dos ativos, comparações, perspectivas futuras e outras informações. Assim, você poderá entender mais sobre ações, fundos de investimento, títulos de renda fixa, fundos imobiliários e muito mais.

Ademais, como essas casas contam com analistas do mercado, é comum que elas desenvolvam carteiras recomendadas. Ou seja, indicações de investimento para que você tenha uma carteira completa com diferentes tipos de aplicações e ativos financeiros, conforme objetivos específicos. 

Como funcionam essas organizações?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as casas de análise, vale a pena conferir como se dá o seu funcionamento.

Por exercerem uma atividade relacionada à realização de investimentos, as casas de análise se submetem a uma regulamentação criteriosa. O órgão responsável pela edição dessas normas é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — o mesmo que fiscaliza o mercado financeiro.

A instrução que autoriza o funcionamento das casas de análise é a CVM 598. Segundo essa norma, a atuação na preparação de relatórios e análises deve ser pautada em um processo de credenciamento. Além disso, é preciso respeitar o código de conduta profissional.

Esses relatórios de análise também devem ser elaborados por um analista devidamente certificado junto à CVM. Ainda, o profissional fica proibido de desenvolver qualquer outra atividade no mercado, e não pode negociar os ativos analisados, em nome próprio ou de terceiros, por no mínimo 6 meses.

Essas restrições visam evitar que as análises realizadas sejam tendenciosas ou enviesadas para beneficiar o analista, um investimento, fundo, gestor ou a própria casa de análise. Isso mostra a seriedade exigida pela CVM para permitir o funcionamento dessas instituições.

Qual a sua importância para o mercado financeiro?

O mundo dos investimentos é um ambiente completamente desconhecido para muitos. Afinal, a educação financeira, no Brasil, não é muito explorada. Muitas vezes, a noção de investimento que o brasileiro tem parte da poupança — que não tem apresentado boa rentabilidade há tempos.

Ademais, é comum que não se despenda recursos para contratar profissionais capazes de esclarecer dúvidas e recomendar investimentos no mercado. Assim, muitas pessoas deixam de investir com receio dos riscos existentes e, sobretudo, de perder dinheiro.

Então as casas de análise exercem um papel importante para o mercado financeiro, pois oferecem auxílio para todo os tipos de investidores — geralmente, de forma acessível. Com isso, mais pessoas podem realizar seus aportes, o que contribui para o crescimento do mercado. 

Inclusive, como você viu, as próprias corretoras de valores podem ter a sua equipe de analistas para apresentar relatórios e desenvolver carteiras recomendadas. Então vale a pena considerar esse fator ao abrir a sua conta em uma instituição. 

Qual a importância para o investidor?

Chegando até aqui você já deve ter percebido a importância dessas instituições para o investidor — especialmente o iniciante. Em regra, a realização de um investimento demanda despender uma quantia de tempo no seu estudo. 

Contudo, nem todos conseguem reservar parte de seu tempo para estudar detalhadamente um investimento. Mesmo porque, muitos investidores exercem outras atividades no seu dia a dia, não têm o conhecimento necessário ou não tem interesse em investir tempo nesses estudos.

Logo, contar com um relatório elaborado por um profissional e que fornece informações detalhadas sobre diversos investimentos pode facilitar no momento de investir. Isso revela a importância dos serviços prestados pelas casas de análise ao investidor.

Quais os cuidados necessários ao contar com casas de análise?

Se você ficou interessado em começar a investir se valendo das recomendações de uma casa de análise, é essencial adotar alguns cuidados.

Como visto, a CVM exige que os relatórios de análise sejam elaborados por um analista credenciado e de forma idônea. Contudo, esse material não tem um foco específico em um cliente, mas a uma coletividade de pessoas — com isso, pode não se adequar às suas expectativas.

Também vale mencionar que a realização de um investimento acompanhando esses relatórios ou uma carteira recomendada não possui garantias de retorno. Aliás, as casas de análise não se responsabilizam pelos resultados que o investidor terá ao realizar esses investimentos.

Portanto, apesar das casas de análise auxiliarem na realização de investimentos, ainda será preciso considerar outros aspectos. Entre eles, estão o perfil de investidor e os objetivos financeiros, que devem pautar a realização de qualquer investimento.

Por fim, se você tiver dúvidas sobre uma carteira recomendada ou relatório ou precisar de ajuda para acessar aos materiais do mercado, vale a pena consultar uma assessoria qualificada — como a UP4 Invest. Com o suporte de um assessor, seu acesso aos relatórios de analistas e casas de análise é facilitado.

Neste artigo você aprendeu o que são as casas de análise e, agora, sabe o serviço que prestam. Então, se for utilizar esse tipo de suporte para investir, não deixe de procurar por casas de análise homologadas e idôneas, visando maior segurança e confiabilidade das informações.

Gostou deste conteúdo? Caso queira conhecer melhor o mercado financeiro, entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

Ver todos os artigos