Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

08
Jun

Boletim do Mercado – Junho/2022

Boletim do Mercado – Junho/2022

Olá, tudo bem?

Em maio de 2022, a bolsa de valores brasileira (B3) se recuperou do recuo do mês anterior e apresentou desempenho positivo. O movimento contrário aconteceu com o dólar, que sofreu uma queda durante o período.

Contudo, além desses pontos, é importante conhecer outros aspectos que aconteceram na economia e quais são as perspectivas internas e externas para junho. 

Para ajudá-lo, nós, da UP4 Invest, elaboramos esse boletim. Confira o que ocorreu em maio e saiba o que esperar de junho!

Bolsa de valores

A bolsa de valores brasileira fechou o último pregão do mês, em de 31 de maio, aos 111.350 pontos. O desempenho representa uma alta de 0,29% em relação ao dia anterior e um avanço de 3,22% no mês. Vale destacar que essa performance aconteceu após uma queda de mais de 10%, em abril.

Dólar

Já o dólar encerrou o mês de maio cotado a R$ 4,753, em uma queda de 0,02%. O movimento repete a tendência das últimas três semanas do mês, quando a moeda norte-americana sofreu sucessivas quedas.

No acumulado de maio, o dólar encerrou o período com desempenho negativo de 3,85%. Em abril, a moeda tinha apresentado uma alta de 3,81%.

Juros

Em 4 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu para discutir a Selic — a taxa básica de juros da economia. No encontro, foi decidido o aumento da taxa em 1 ponto percentual, elevando o indicador a 12,75% ao ano. Esse é o maior patamar para a taxa desde 2017.

Destaques do mês de maio

Acompanhando o movimento de alta da bolsa de valores, algumas ações da B3 se destacaram pela valorização que apresentaram. Veja quais foram os papéis com melhor desempenho em maio:

  • Cielo (CIEL3): 16,9%;

  • BRF (BRFS3): 15,2%;

  • Bradesco (BBDC4): 14,1%;

  • Eneva (ENEV3): 13,6%;

  • Bradesco (BBDC3): 13,3%.

Ofertas públicas (IPOs)

Em maio de 2022, nenhuma empresa abriu seu capital na bolsa por meio de uma oferta pública inicial (IPO). Esse foi o nono mês consecutivo sem nenhuma estreia do tipo na bolsa de valores brasileira.

Projeções do mercado para a economia

O Relatório Focus é uma ferramenta elaborada pelo Banco Central (Bacen) com as projeções dos principais indicadores econômicos. Ele costuma ser divulgado às segundas-feiras, trazendo os resultados da semana anterior.

No entanto, os servidores do Bacen estão em greve. Com isso, o último Relatório Focus disponível até o começo de junho de 2022 foi publicado na última semana de abril. Logo, ainda não existem novas informações sobre as perspectivas para os índices.

O que esperar de junho?

Após entender o cenário em maio, vale a pena saber o que esperar para junho. Para tanto, é possível recorrer ao relatório “Economia em Destaque”, da XP Investimentos.

No cenário internacional, o avanço inflacionário nos EUA e na Zona do Euro continuarão a ser discutidos — podendo levar a novas medidas econômicas nos países.

No Brasil, a expectativa é que ocorram novas discussões sobre o preço dos combustíveis e dos alimentos. No Senado Federal, será votado o projeto que cria um teto para o ICMS sobre combustíveis.

Também há a expectativa sobre novas definições para as taxas de juros do Brasil e dos Estados Unidos. Na segunda semana do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) e o Federal Open Market Committee (FOMC) se reunirão para definir o futuro das taxas de juros — interna e externa, respectivamente.

Neste boletim, você conferiu os destaques da economia em maio de 2022 e já sabe o que esperar para junho de 2022. A depender da sua estratégia de investimentos, esses dados podem ajudar a direcionar melhor os seus aportes. 

Que tal contar com apoio profissional para acompanhar e entender o mercado financeiro? Fale conosco da UP4 Invest!

Ver todos os artigos