08
Jun
Olá, tudo bem?
Em maio de 2022, a bolsa de valores brasileira (B3) se recuperou do recuo do mês anterior e apresentou desempenho positivo. O movimento contrário aconteceu com o dólar, que sofreu uma queda durante o período.
Contudo, além desses pontos, é importante conhecer outros aspectos que aconteceram na economia e quais são as perspectivas internas e externas para junho.
Para ajudá-lo, nós, da UP4 Invest, elaboramos esse boletim. Confira o que ocorreu em maio e saiba o que esperar de junho!
A bolsa de valores brasileira fechou o último pregão do mês, em de 31 de maio, aos 111.350 pontos. O desempenho representa uma alta de 0,29% em relação ao dia anterior e um avanço de 3,22% no mês. Vale destacar que essa performance aconteceu após uma queda de mais de 10%, em abril.
Já o dólar encerrou o mês de maio cotado a R$ 4,753, em uma queda de 0,02%. O movimento repete a tendência das últimas três semanas do mês, quando a moeda norte-americana sofreu sucessivas quedas.
No acumulado de maio, o dólar encerrou o período com desempenho negativo de 3,85%. Em abril, a moeda tinha apresentado uma alta de 3,81%.
Em 4 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu para discutir a Selic — a taxa básica de juros da economia. No encontro, foi decidido o aumento da taxa em 1 ponto percentual, elevando o indicador a 12,75% ao ano. Esse é o maior patamar para a taxa desde 2017.
Acompanhando o movimento de alta da bolsa de valores, algumas ações da B3 se destacaram pela valorização que apresentaram. Veja quais foram os papéis com melhor desempenho em maio:
Cielo (CIEL3): 16,9%;
BRF (BRFS3): 15,2%;
Bradesco (BBDC4): 14,1%;
Eneva (ENEV3): 13,6%;
Bradesco (BBDC3): 13,3%.
Em maio de 2022, nenhuma empresa abriu seu capital na bolsa por meio de uma oferta pública inicial (IPO). Esse foi o nono mês consecutivo sem nenhuma estreia do tipo na bolsa de valores brasileira.
O Relatório Focus é uma ferramenta elaborada pelo Banco Central (Bacen) com as projeções dos principais indicadores econômicos. Ele costuma ser divulgado às segundas-feiras, trazendo os resultados da semana anterior.
No entanto, os servidores do Bacen estão em greve. Com isso, o último Relatório Focus disponível até o começo de junho de 2022 foi publicado na última semana de abril. Logo, ainda não existem novas informações sobre as perspectivas para os índices.
Após entender o cenário em maio, vale a pena saber o que esperar para junho. Para tanto, é possível recorrer ao relatório “Economia em Destaque”, da XP Investimentos.
No cenário internacional, o avanço inflacionário nos EUA e na Zona do Euro continuarão a ser discutidos — podendo levar a novas medidas econômicas nos países.
No Brasil, a expectativa é que ocorram novas discussões sobre o preço dos combustíveis e dos alimentos. No Senado Federal, será votado o projeto que cria um teto para o ICMS sobre combustíveis.
Também há a expectativa sobre novas definições para as taxas de juros do Brasil e dos Estados Unidos. Na segunda semana do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) e o Federal Open Market Committee (FOMC) se reunirão para definir o futuro das taxas de juros — interna e externa, respectivamente.
Neste boletim, você conferiu os destaques da economia em maio de 2022 e já sabe o que esperar para junho de 2022. A depender da sua estratégia de investimentos, esses dados podem ajudar a direcionar melhor os seus aportes.
Que tal contar com apoio profissional para acompanhar e entender o mercado financeiro? Fale conosco da UP4 Invest!