Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

21
Aug

Aprenda a escolher as melhores ações para investir na Bolsa de Valores

Aprenda a escolher as melhores ações para investir na Bolsa de Valores

Defina seus objetivos e entenda quais são os métodos mais eficientes para escolher as melhores ações para investir na Bolsa de Valores.

Investir na Bolsa de Valores é, ao mesmo tempo, tentador pelas possibilidades de ganhos e assustador para quem não possui as técnicas necessárias para obter resultados alinhados aos objetivos. E aí, que tal aprender a escolher as melhores ações para investir na Bolsa de Valores? Comece ainda hoje a traçar seus primeiros passos no mercado financeiro. 

Começando do zero

Investir na Bolsa de Valores e lucrar não é como acertar na loteria, porque não é um jogo de azar. Envolve muito conhecimento através da aplicação de análises (fundamentalista, técnica ou gráfica) dependendo da preferência do investidor. Por exemplo, na análise gráfica, cuja busca consiste na identificação de padrões nos gráficos de preços das ações, o foco está em encontrar desenhos escondidos que possam revelar os momentos ideais para compra ou venda de ações. Mas para quem não domina a área, como interpretar tudo isso? 

Alguns investidores até arriscam o uso de simuladores antes de utilizar dinheiro real, mas para ser um bom operador, é essencial controlar as emoções: nenhum simulador é capaz de substituir o coração acelerado ao conferir as variações nos investimentos. A seguir, vamos indicar o caminho para selecionar os melhores papéis. 

Identifique suas possibilidades

Acreditamos que seu perfil já foi definido, mas quanto dinheiro você possui para aplicar, o quanto de risco pode suportar e qual o objetivo (ele é de curto, médio ou longo prazo?). Em posse destas informações é possível montar sua estratégia de investimento. 

Busque o equilíbrio

Para ser considerada ideal ao investidor, a empresa deve ser saudável. O operador avalia se o valor praticado é justo, se houve uma valorização ou desvalorização dos papéis. É relevante ponderar fatores internos como fluxo de caixa e governança corporativa para diagnosticar a saúde empresarial. 

Por fim, mas não menos importante, estar atualizado sobre fatores macro como política, área de atuação da empresa e conjuntura econômica não podem ser ignorados. Resumindo: leia os sinais enviados pelas empresas e pelo mercado para selecionar aquelas com maiores chances de valorização.

Leitura recomendada: Impactos da crise nos investimentos e oportunidades geradas

Enxergue além

Busque nas empresas os fatores que são os diferenciais e representam segurança ao mercado, pois são elas que possuem uma tendência maior à sobrevivência, independente do momento econômico. 

Focada na estratégia de negócio, a governança traz dados valiosos ao investidor que deseja adquirir ações. Para cumprir todos os requisitos legais e mitigar riscos, inclusive envolvimento em escândalos, a área de compliance representa um conjunto de ações adotadas por empresas como mecanismo de prevenção. 

E a sustentabilidade também merece um destaque. É um fator cada vez mais determinante no processo de tomada de decisões. Traduzindo, para o mercado a sustentabilidade torna uma empresa viável economicamente e ambientalmente. É tudo o que os investidores querem como garantia. 

Investi, mas não estou seguro. E agora? 

Não insista na recuperação. Nós sabemos o quanto é tentador aguardar a recuperação do preço dos papéis, mas nem sempre é uma boa ideia. Estar atento às atualizações do segmento da empresa é imprescindível para traçar um cenário para o futuro. Agir rápido, mas com consistência e certeza, é sinal de inteligência emocional. Se a cotação subir, sua oportunidade de venda (e lucro) pode passar. 

Empresa promissora

Falamos bastante sobre como fazer, mas você deve estar curioso para conhecer alguma empresa que se encaixe nos critérios citados anteriormente. Bom, a resposta é surpreendente (e quase óbvia). 

Papéis que compõem o índice Bovespa (Ibov) são possibilidades interessantes para investimento, mas você sabe por quê? A solidez das empresas, mesmo em tempos de crise como aquela causada pela pandemia da Covid-19, possibilitam uma rápida recuperação e valorização dos papéis. 

Apesar de todas estas orientações, escolher os melhores papéis para investir na Bolsa de Valores exige domínio do tema. A Up4 Invest sabe o que diz e sabe onde aplicar seu dinheiro, conforme recomendações da XP Investimentos e de conceituadas casas de análise.

Ver todos os artigos