Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

09
Sep

A luz amarela está acesa para o Brasil!

A luz amarela está acesa para o Brasil!

Hoje o Brasil teve perspectiva de sua nota revisada de “estável “ para “negativa” pela Moodys, esta nota de crédito, mais conhecida como “rating”, é uma espécie de selo concedido por agências de avaliação de risco, que reflete a capacidade de um país ou empresa em honrar seus compromissos financeiros.

Os motivos para a revisão da nota estão relacionados ao baixo crescimento do país, piora nos indicadores da dívida e falta de sinais de recuperação.

O que isso significa?

Significa que a atividade econômica do Brasil está estagnada, nosso país não está crescendo, portanto o governo está arrecadando menos para financiar seus gastos e honrar com suas dívidas.

Apesar da queda da perspectiva, a agência manteve a nota dos títulos do governo brasileiro em seu nível atual Baa2, ou seja, o Brasil continua sendo considerado grau de investimentos (título conquistado desde 2008), teoricamente um país ainda seguro para os investidores estrangeiros.

Mas se houver rebaixamento do rating, a situação fica muito preocupante, pois implicaria na falta de confiança em nosso país e fuga dos investimentos estrangeiros.

Sendo assim, vai faltar dólar no Brasil!

Consequentemente haverá uma desvalorização do real, impactando diretamente nas aplicações financeiras, inflação, importação, dívida externa, entre outros.

O próximo governo terá a desafiadora tarefa de não deixar a luz vermelha se acender e os investidores deverão estar atentos para eventuais mudanças no cenário econômico.

Até breve e bons negócios!

Ver todos os artigos