Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

04
Oct

6 motivos para começar a investir hoje mesmo

6 motivos para começar a investir hoje mesmo

Existem um milhão de razões diferentes por que você deveria começar a investir hoje mesmo, mas nós separamos 6 bem importantes para o post de hoje e que devem te convencer disso. 

Dinheiro não traz felicidade, mas pode nos ajudar a chegar lá. E que atire a primeira pedra quem nunca pensou sobre isso.

A grande verdade é que, vivendo em um mundo capitalista, o dinheiro é sim um item importante para conquistarmos objetivos, traçarmos nosso futuro e realizarmos sonhos. Mas nem sempre é tão fácil conquista-lo quanto parece.

Depois que você conquista, ele desaparece muitas vezes com uma facilidade absurda. Então será que deixar seus ganhos e economias no colchão ou na poupança é a melhor alternativa? Mais do que uma possibilidade de ganhar mais dinheiro, investir é uma forma de valorizar suas finanças e planejar seu futuro. Dinheiro parado desvaloriza. E se você pode multiplica-lo enquanto aguarda o momento certo de usar suas economias, porque não tentar?

Para te ajudar a entender melhor por que você deveria começar a investir hoje mesmo, separamos 6 bons motivos no post de hoje:

 

1. Aumentar seus rendimentos e valorizar suas economias

Para começar, se você tem sonhos e objetivos, sabe que poupar é importante e certamente controla seus gastos de modo a economizar uma parte do que ganha todo mês pensando no futuro ou no que deseja conquistar.

Mas onde deixar essas economias de modo que elas não corram risco de desaparecer? Se deixar na conta corrente, um gasto rotineiro ou uma emergência podem consumi-lo antes que você perceba. Muitas pessoas optam, então, por deixa-lo na poupança. Nós já explicamos aqui no blog uma vez, mas se você perdeu é importante conferir: ao contrário do que muita gente pensa, você perde dinheiro na poupança!

Existem alternativas bem mais vantajosas para ver seu dinheiro render de verdade. O mercado financeiro tem opções para todo tipo de investidor, dos mais conservadores aos mais arrojados, considerando prazos e objetivos diferentes. E dessa maneira você não só vai aumentar seus rendimentos, como vai valorizar mais o seu dinheiro e trazer mais vantagens para suas economias.

 

2. Manter seu controle financeiro em dia

Um dos grandes aprendizados para quem investe é o controle financeiro. Na hora de investir, é preciso ter dinheiro disponível e reservado para essa finalidade. E o simples hábito de fazer um caixa ou poupar economias já te ajudará a ser uma pessoa mais controlada e assídua com suas finanças, mudando hábitos e comportamentos.

Por consequência, você notará que ser financeiramente mais controlado só traz benefícios positivos. O segredo de aprender a equilibrar ganhos e gastos é a receita para manter o hábito de economizar e direcionar adequadamente o seu dinheiro. Faz bem para seus rendimentos e a sua saúde financeira fica muito melhor.

 

3. Ter recursos para emergências e imprevistos

Você nunca sabe quando uma emergência pode aparecer, não é mesmo? Uma questão de saúde, um problema com o carro, um imposto não previsto, uma viagem de última hora. Pode acontecer com todo mundo, mas nem todo mundo tem uma reserva financeira a postos para suprir essas necessidades inesperadas.

Se você cuida de suas finanças sabe que ter um caixa para urgências é sempre uma mão na roda. E investir um dinheiro parado pode fazer esse caixa crescer sem muitos sacrifícios. Você valoriza seu dinheiro e ainda fica bem longe do risco de se endividar tendo que correr atrás de empréstimos ou capital externo.

As boas práticas indicam que o mais interessante é ter sempre uma reserva de seis meses de suas despesas previstas guardadas como fundo de emergência. É uma boa meta para começar. 

 

4. Planejar o seu futuro

Não caia na conversa de que você vai juntar dinheiro no tempo certo. O tópico anterior fala justamente do maior risco para o bolso de qualquer um: imprevistos. Se você quer realmente garantir o seu futuro e alcançar seus objetivos – sejam eles quais forem: estudar, comprar uma casa, viajar, trocar de carro, ter filhos, etc – é preciso planejamento.

Mais uma vez, começar a investir pode ser a alternativa para tornar esse planejamento mais próximo da realidade. Você começa com algumas economias, define um prazo, quanto precisa e vai aumentando seus rendimentos de acordo com seu objetivo. Aí é só manter a assiduidade e o foco na meta!

 

5. Ter uma aposentadoria tranquila

Que não dá para contar com a nossa previdência pública para ter uma aposentadoria tranquila e segura, você já sabe. Com a crise previdenciária, não sabemos nem mesmo se teremos aposentadoria no futuro.

Investir em previdência privada pode ser uma das alternativas para ter mais segurança. Mas se você quiser ampliar ainda mais seus rendimentos, outra saída é investir em títulos de longo prazo para resgatar daqui alguns anos. No Tesouro Direto, por exemplo, há títulos que vencem só em 20150. Mas dependendo do seu perfil de investidor, você pode montar uma carteira diversificada com várias opções entre Renda Fixa e até ações na bolsa.

 

6. Realizar sonhos

Todo mundo gosta de realizar sonhos. Sejam eles aquisições, conquistas ou experiências, ver um sonho se tornar realidade vale mais do que qualquer dinheiro do mundo.

Investir pode ser um dos caminhos para transformar seus sonhos em realidade. Se você organizar suas finanças e otimizar suas economias em boas opções, trazer um sonho para a lista dos realizados pode ser muito mais simples.

 

Viu como não faltam bons motivos para investir?

Se você tem algumas economias guardadas e quer ampliar seus rendimentos, a hora de começar é agora mesmo! Neste post você confere algumas dicas para dar os primeiros passos.

Ou ainda, se preferir, é só entrar em contato com a nossa equipe!

Ver todos os artigos