03
Jan
Quer começar 2019 com uma nova resolução financeira e aumentar seu patrimônio ao longo do ano? Se liga neste post! Vamos dar dicas para economizar e ter mais renda para investir.
Um bom planejamento financeiro é fundamental para quem quer começar o novo ano com as contas em dia. Se você ainda está perdido e não sabe muito bem o que fazer, fique tranquilo.
Preparamos este texto com 6 dicas para economizar dinheiro e não passar aperto no fim de ano. Você só precisa se planejar e ter disciplina para gastar com consciência. Então vamos às nossas dicas!
Esta primeira dica pode parecer óbvia, mas não é. Muita gente não se programa e acaba gastando muito para comprar presentes e outros itens esporádicos de consumo pessoal.
É preciso planejamento. Essa palavrinha mágica deve estar sempre no seu vocabulário, por isso não esqueça de colocar ela em prática. Ao se planejar bem para saber o quanto vai ter à disposição para gastar com presentes, você evita já de cara gastos absurdos.
Quando você anota suas receitas e despesas e sabe exatamente o quanto pode gastar, fica mais fácil estabelecer metas. Evite gastar tudo o que sobrar de dinheiro e sempre reserve uma parte para emergências.
A chave para um orçamento equilibrado é o controle financeiro. Quando você gasta menos do que tem, sempre vai sobrar dinheiro.
As tentações são grandes, isso é fato. Nesta época os lojistas costumam nos inundar de promoções, descontos, liquidações… Tudo para limpar o estoque.
É normal que as pessoas fiquem tentadas a comprar mais do que de fato precisem.
Mas antes de sair gastando de forma descontrolada, lembre-se da meta de gastos que estabeleceu. Para ajudar a cumprir a meta, uma dica bacana é fazer uma lista de compras. Antes de sair comprando tudo, veja o que de fato precisa.
Começo de ano costuma ser aquela época em que as pessoas gostam de reavaliar como anda a vida e começar o ano com um novo propósito. Por que não fazer isso também com os seus custos?
É uma excelente época para cortar gastos desnecessários e evitar compras por impulso.
Está usando mesmo todo aquele pacote caro de televisão e internet? E o plano de celular, pode ser reduzido para um mais em conta? Com a chegada de novos produtos no mercado, geralmente as empresas disponibilizam melhores planos.
Vale aqui reavaliar as contas e pesquisar valores até mesmo em concorrentes. Você como consumidor tem direito a pagar menos pelos serviços, por isso é importante correr atrás das oportunidades.
Outra forma bacana de economia é o uso consciente de alimentos, água e até mesmo energia elétrica. Cada real economizado nas suas contas básicas pode fazer uma diferença grande no orçamento.
Se você quer criar o hábito de economizar dinheiro, é fundamental que você repense muitas atitudes.
Observe o seu estilo de vida atual e veja se faz sentido mudar algumas coisas para poder gerar economias.
Mas o ano mal começou e já estamos planejando o fim do ano? Sim! Lembre-se da palavra-chave: planejamento!
Pesquisar com antecedência e fazer um bom planejamento é a chave para uma viagem tranquila e econômica. Como os gastos com ceia e presentes de Natal costumam ser altos, é preciso se organizar bem para não extrapolar as contas. E se você começa a se programar antes, pode viajar com tudo pago e sem preocupações quando chegar a hora.
Fique de olho em promoções e pesquise bastante para saber qual é o preço justo das coisas. Desta forma, você evita cair em ciladas e falsos descontos.
Antecedência e organização são palavras-chave neste processo de planejamento de viagem. Por isso, use e abuse de ambas.
Coloque no papel tudo o que tem para gastar, os passeios desejados e a quantidade de pessoas que vai viajar. Avalie todas as possibilidades de hospedagens, passagens e transporte para não ser pego de surpresa.