Logo Up4 Invest Logo XP Investimentos
menu

Atendimento
por telefone

19 3835-0814

04
Mar

4 segredos dos investidores de sucesso

4 segredos dos investidores de sucesso

Investir não tem segredo, mas grandes investidores e investidores de sucesso têm lá os seus conhecimentos que valem ouro. E hoje vamos compartilhar alguns deles com você!

Nenhum investidor de sucesso quer esconder seus segredos a sete chaves, porém quem ainda não é investidor de sucesso têm muitas dificuldades de saber o que é necessário para alcançar tal feito. Inclusive acreditando que investir não é a sua praia. Mero engano.

Muitas pessoas ainda têm certas crenças limitantes com relação a dinheiro como, por exemplo, a crença de que é necessário muito dinheiro para investir, a crença de que não é seguro investir, enfim, são inúmeras crenças infundadas.  

O investidor de sucesso não necessariamente é alguém rico, mas alguém que sabe todas as nuances na hora de investir, alguém que já está preparado e acostumado com o mercado financeiro. Confira os 4 segredos dos investidores de sucesso.

 

Sabe que poupar é o primeiro passo

Sem poupar não é possível acumular riquezas. Devemos esperar o bolo crescer, ou seja, poupar e investir consistentemente, para depois reparti-lo, o que, metaforicamente, seria gastar com o que acreditamos que agregue valor para gente, seja como lazer, como trabalho ou como qualquer outra coisa.

O hábito de poupar é poderoso, somado ao hábito de investir é mais poderoso ainda, é fantástico. Poupar significa aumentar poder de compra ou até de investimento.

 

Sabe o valor do dinheiro no tempo

Já ouviu aquela frase “tempo é dinheiro”? Ela é mais do que verdadeira. Investidores de sucesso não poupam já pensando em gastar, poupam pensando em acumular Ativos que lhe geram mais e mais riquezas.

O dinheiro só acentua o padrão que está em sua mente. Se seu padrão for gastar tudo que ganha, provavelmente um aumento nos seus ganhos só acarretará mais gastos. O que falta na educação não é saber como ganhar mais dinheiro e sim como gastá-lo. E, nesse quesito, investidores de sucesso são especialistas.

 

Sabe que para investir bem é necessário ter objetivo e traçar metas

O investidor iniciante está sempre em busca do melhor investimento. O que é errado, pois quando um investimento rende muito, seu risco é muito maior, e quando ele rende pouco, seu risco naturalmente é menor. Logo não existe investimento com retorno alto e risco baixo. Isso é utópico!

Grandes investidores sabem reconhecer bons investimentos com riscos controlados. Eles não têm medo de investir em ativos que conhecem bem. Sabem também que um objetivo já é meio caminho andado para escolher o melhor investimento para ele. Com isso em mente traça metas alcançáveis em períodos regulares de tempo.

 

Sabe o que significa risco

Podemos dizer que um dos fatores mais importantes na hora de investir é o risco. Se você quiser rendimentos maiores, terá que abrir mão da segurança e passar a arriscar mais.

Existem pelo menos 4 tipos principais de riscos:

  • RISCO DE CRÉDITO: é o risco de “calote” do credor, ou seja, você combina emprestar um determinado valor para daqui um tempo receber o mesmo valor acrescido de juros e, no final do período, não recebe.
  • RISCO DE MERCADO: é a diferença entre o desempenho de um investimento e de determinado índice (taxa Selic, por exemplo). O ideal para um Fundo de Renda Fixa é render próximo ao CDI, porém existe aí o risco de isso não acontecer.
  • RISCO DE LIQUIDEZ: a liquidez é a facilidade com que um ativo vira dinheiro. Ou seja, quanto mais rápido é possível resgatar um investimento, maior é a liquidez dele. O risco de investimento chamado de “risco de liquidez” é aquele que você corre por não poder movimentar seu dinheiro do investimento quando precisar.
  • RISCO OPERACIONAL: está ligado a capacidade do gestor do ativo de entregar a rentabilidade prometida. Tipo de risco comum em fundos de investimentos.

Investidores de sucesso conhecem bem os riscos que correm e suas implicações.
 

Ver todos os artigos