14
Nov
Fique de olho em quais são os principais pontos que podem estar prejudicando a sua rentabilidade e evite os riscos ao seu patrimônio.
Investir é um processo que não se aprende de uma hora para outra. É preciso paciência, observação e, muito, muito estudo. Durante o processo de aprendizado, muitos investidores cometem erros que prejudicam seus ganhos. Entre eles estão não definir qual o seu perfil de investidor, ter confiança em excesso e não estudar investimentos.
Confira esses e outros erros de investidor que você provavelmente está cometendo e fuja deles agora mesmo.
Um dos erros que o investidor mais comete, principalmente no início da sua jornada no mundo dos investimentos, é não saber qual é seu perfil na hora de investir. Isso o leva a optar por produtos que não são adequados aos seus objetivos e necessidades.
Uma pessoa que tem o perfil conservador e investe todo o seu dinheiro em ações, por exemplo, pode ter problemas com as perdas que fazem parte desse tipo de investimento. Por outro lado, uma pessoa com perfil agressivo pode se decepcionar com a rentabilidade de certos produtos de renda fixa, que são mais conservadores.
Para não cometer esse erro, entenda bem o produto que você está investindo, conheça seus riscos e rentabilidades, planeje e considere, antes de tudo, quem você é e quais são seus objetivos.
Não são poucos os investidores que acham que já sabem tudo sobre o assunto porque leram algumas matérias em jornais e revistas. Ledo engano. O mundo dos investimentos é dinâmico, com novos produtos surgindo a cada dia! A única forma de investir com segurança é estar constantemente lendo sobre o assunto e estar sempre atento às novidades que surgem no mercado.
Por falta de conhecimento ou, até mesmo, insegurança, muitos investidores seguem o movimento do mercado na hora de investir. Ou seja, compram as ações quando estão na alta e correm para vendê-las em momento de baixa. Resultado: estão constantemente perdendo dinheiro.
Para não cometer esse erro, siga a sua intuição, estude cenários e considere a possibilidade de comprar ações em um momento de baixa. Pode ser uma grande oportunidade para comprar ativos por um preço menor.
Outro erro muito cometido por investidores é o excesso de ganância. Depois de ganhar algum dinheiro com ações, o investidor se deixa dominar pela euforia e assume riscos maiores em operações em mercados como o de opções, correndo o risco de perder tudo e ter que lidar com um enorme prejuízo. Para não errar, sempre planeje seus investimentos e não abra mão de uma reserva de emergência para lidar com eventuais perdas.